Análise ao portefólio
Ao longo da participação no programa B4C, tive a oportunidade de realizar uma profunda análise do meu percurso pessoal, académico e profissional, o que me permitiu clarificar, com maior precisão, os meus objetivos de desenvolvimento profissional. Pretendo afirmar-me como formadora de adultos, numa lógica de valorização da minha experiência acumulada ao longo de 26 anos na área comercial, aliada agora a um percurso académico sólido. O programa ajudou-me a tomar consciência da importância de estruturar o meu percurso de forma intencional, com metas definidas e orientadas para a ação.
Este programa foi igualmente essencial para aumentar o meu conhecimento sobre o mercado de trabalho, especialmente no setor da educação e formação de adultos. Através da exploração de conteúdos, vídeos, testemunhos e reflexões, percebi quais as competências mais valorizadas atualmente e quais os caminhos possíveis para integrar centros de formação, incluindo centros Qualifica. Através das atividades desenvolvidas, aprendi a identificar meios concretos para explorar oportunidades, seja através do uso de redes profissionais como o LinkedIn, seja em eventos, feiras de emprego ou contextos informais de networking.
Uma das grandes mais-valias do programa foi o foco na identificação e análise das competências transversais. Este processo permitiu-me reconhecer as que já desenvolvi ao longo da minha experiência profissional — como a comunicação, o trabalho em equipa, a resiliência e a autonomia — e perceber quais necessito de desenvolver com maior profundidade, como o planeamento-ação e a gestão de conflitos. Esta consciência torna-se essencial para a função de formadora, onde a aplicação destas competências é diária e determinante para o sucesso formativo.
Refletir sobre os meus interesses e valores foi igualmente um exercício esclarecedor. Compreendi que a vontade de contribuir para o crescimento dos outros, de partilhar conhecimento e de continuar a aprender são pilares fundamentais no meu percurso. Esta reflexão permitiu-me reforçar a ideia de que a formação de adultos não é apenas uma profissão que pretendo exercer, mas sim uma missão com a qual me identifico profundamente.
O programa também me permitiu conhecer melhor a rede de apoio institucional e comunitária à qual posso recorrer, nomeadamente dentro da Universidade Aberta, com os seus diversos serviços de apoio ao estudante, bem como entidades no meio envolvente com papel relevante na promoção de formação e empregabilidade. Esta informação é particularmente importante para uma gestão mais estratégica do meu percurso futuro.
Além disso, tive a oportunidade de identificar estratégias eficazes para o meu desenvolvimento educativo e profissional, como o investimento em formação contínua, a participação ativa em redes de contactos profissionais e o recurso a ferramentas digitais para apoiar o processo formativo. Aprendi também a antecipar dificuldades, como a conciliação entre vida pessoal, trabalho e estudo, e a desenhar formas de superação com base na organização do tempo, na definição de prioridades e na adoção de atitudes resilientes.
Finalmente, considero que este programa me permitiu concretizar planos de ação realistas, orientados para o futuro, e com etapas bem definidas que me conduzirão à concretização do meu objetivo de ser formadora de adultos. Saio deste programa mais consciente, mais preparada e com um plano de carreira alinhado com os meus interesses e capacidades.
Em síntese, o programa B4C representa um contributo altamente significativo para a gestão da minha carreira, oferecendo ferramentas práticas, reflexão crítica e orientação estratégica. Foi, sem dúvida, uma etapa fundamental no meu processo de transição profissional e de crescimento pessoal.