Competências Transversais: Definições e Exemplos


Comunicação Escrita

Definição: Escrever de forma clara (memos, cartas, relatórios,..), formando e articulando argumentos lógicos.

Exemplo: Num relatório de estágio a informação relativa às atividades desenvolvidas deve estar organizada de forma clara e coerente, e a linguagem adequada aos objetivos e sem erros ortográficos.

Tecnologias e Informação e Comunicação (TIC)

Definição: Utilizar computadores (incluindo hardware e software), nomeadamente processamento de texto, folha de cálculo, apresentações, bases de dados, correio eletrónico e internet. Competências tecnológicas que contribuem para a execução efetiva das tarefas.

Exemplo: Usar um browser da internet para realizar pesquisas em fontes de informação fidedignas ou utilizar ferramentas para a realização de trabalhos de grupo à distância (ex: Drive, Skype, Doodle, Gmail).

Numeracia

Definição: Raciocínio lógico-matemático. Adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir rápida e corretamente. Escolher métodos matemáticos ou fórmulas para resolver um problema.

Exemplo: Interpretar a informação de um gráfico representativo da relação entre a capacidade de concentração e a hora do dia.

Línguas Estrangeiras

Definição: Expressar-se de forma oral e escrita numa ou mais línguas estrangeiras. Compreender mensagens orais e escritas numa ou mais línguas estrangeiras.

Exemplo: Iniciar uma conversa ou compreender o conteúdo de um artigo científico numa língua estrangeira ou comunicar em inglês com um colega estudante de Erasmus.

Resolução de Problemas

Definição: Identificar problemas e rever informação relacionada com os mesmos para avaliar e desenvolver opções e implementar soluções.

Exemplo: Um convidado de renome para uma conferência comunica à última hora que não poderá estar presente no horário estipulado porque perdeu o avião. É necessário encontrar uma solução para o problema, como por exemplo, convidar um novo orador ou arranjar uma forma de o convidado inicial realizar a sua conferência (videoconferência ou alterar o planeamento para que possa fazer a comunicação noutro horário).

Pensamento Crítico

Definição: Julgar as vantagens e desvantagens de uma determinada situação, produto, ideia. Distinguir factos relevantes de factos irrelevantes. Defender uma perspetiva, expressando um ponto de vista bem fundamentado.

Exemplo: Num debate sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a sua influência no mercado de trabalho, utilizar argumentos devidamente fundamentados para se referir às vantagens e às desvantagens das TIC para os empregadores e os recém-graduados.

Planeamento/Organização

Definição: Estabelecer um plano de ação para si e/ou outros para alcançar um alvo específico. Planear as tarefas próprias e alocação de recursos, de acordo com a sua prioridade. Agendar eventos, programas e atividades, bem como o trabalho dos outros. Estabelecer objetivos e especificar estratégias e ações para os alcançar.

Exemplo: Planificar a realização de um trabalho de grupo considerando, por exemplo, o número de elementos envolvidos, a data limite para entrega, a divisão possível de secções do trabalho pelos colegas do grupo, os recursos multimédia que podem ser usados e estratégias de monitorização dos progressos.

Atenção ao Detalhe

Definição: Prestar atenção a aspetos de menor dimensão ou complexidade, ou com menor impacto de forma a assegurar a clareza, a consistência e a eficiência de um conjunto de atividades.

Exemplo: Reler um trabalho antes de o enviar de forma a avaliar a presença de erros ortográficos ou incoerências a corrigir na organização da informação.

Tolerância ao Stress

Definição: Trabalhar sob pressão mantendo os níveis de desempenho.

Exemplo: Ser capaz de estruturar atividades de estudo de acordo com a sua urgência e importância, de modo a gerir eficazmente os níveis de stress e a manter níveis de desempenho adequados às expectativas.

Autocontrolo


Definição: Controlar os sentimentos. Pensar antes de agir perante uma situação menos positiva. Pensar com clareza e manter a concentração sob pressão.

Exemplo: Manter a atenção às questões que são colocadas numa entrevista de emprego e controlar manifestações de ansiedade, mantendo uma postura profissional adequada.

Autoconfiança


Definição: Confiar nas capacidades pessoais e assumir as suas responsabilidades.

Exemplo: Sentir-se capaz de assumir o cargo de presidente da associação académica e candidatar-se a esse cargo, tendo por base a sua experiência prévia em associações estudantis e desportivas e o apoio dos colegas de curso.

Orientação para o Cliente


Definição: Ter como referência o cliente e as suas necessidades no desenvolvimento das atividades profissionais.

Exemplo: Pensar numa campanha de marketing de um produto adequado ao público-alvo, ajustando a linguagem, a qualidade e a quantidade de informação disponibilizada às suas características (idade, sector de trabalho ou estudo, condições socioeconómicas,…).

Autonomia


Definição: Resolver problemas e tomar decisões sem necessidade de perguntar a outras pessoas. Trabalhar sem supervisão.

Exemplo: O professor solicita a realização de um trabalho individual subordinado ao tema "inteligência artificial" com 10 páginas no limite. O estudante fica responsável por desenvolver o tema, decidindo o foco a adotar (ex: no contexto de trabalho/nos estudos), a estrutura a seguir, e os recursos a utilizar.

Motivação


Definição: Aplicar elevados níveis de esforço e dedicação para atingir as metas da organização, podendo ir além destas.

Exemplo: Ser capaz de gerir o tempo e de estabelecer objetivos de forma eficaz, de modo a conciliar os estudos com o trabalho em part-time, mantendo o foco e a prossecução dos objetivos.

Tomada de Decisão


Definição: Analisar informação e avaliar os resultados para, com base nisso, escolher a melhor solução perante diferentes alternativas.

Exemplo: Está prevista a realização de dois eventos, um profissional e um familiar, para a mesma data e no mesmo horário. A pessoa tem de decidir em qual dos eventos marcará presença mediante a informação disponível.

Persistência

Definição: Não desistir perante uma determinada situação ou problema, levando os objetivos e projetos até ao fim.

Exemplo: Não desistir do objetivo de tirar uma boa nota a determinada disciplina porque o teste não correu tão bem como esperado. Realizar o exame na época normal e, se mesmo assim a nota não for ao encontro das expectativas, realizar o exame em época especial.

Adaptação à mudança


Definição: Ser proativo na promoção de ideias e soluções potenciais. Tomar ação espontaneamente.

Exemplo: O gestor de projeto lista uma série de tarefas a realizar para a concretização do plano de trabalhos. O trabalhador sugere acrescentar uma nova tarefa pertinente para o projeto e propõe-se a realizá-la.

Planeamento- Acção 


Definição: Pôr as ideias em prática.

Exemplo: Inscrever-se, conforme planeado, numa formação em excel avançado para melhorar as suas competências nesta ferramenta.

Identificação de Oportunidades


Definição: Analisar situações de forma a identificar novas possibilidades. Tirar proveito de situações problemáticas para desenvolver coisas diferentes.

Exemplo: Um professor procura a melhor forma de ensinar os seus estudantes com dislexia, mas não encontra os materiais adequados. Constrói os seus materiais e pensa, inclusivamente, em comercializá-los, dando resposta a necessidades similares de outros professores.

Criatividade 

Definição: Apresentar ideias não usuais acerca de um determinado tópico ou situação, ou desenvolver formas criativas de resolver problemas.

Exemplo: Dois trabalhadores discordam relativamente a uma estratégia de negócio, apresentando cada um deles uma proposta distinta. O diretor comercial propõe uma terceira estratégia, que conjuga criativamente as duas anteriores.

Inovação


Definição: Desenvolver, desenhar ou criar novas aplicações, ideias, relações ou sistemas.

Exemplo: Com base nos recursos humanos e materiais de uma empresa na área da cortiça, propõe o desenvolvimento de aplicações da cortiça a novos mercados, como a indústria do calçado.

Aprendizagem Contínua

Definição: Ter curiosidade por saber coisas novas, relacionadas ou não com a sua função. Monitorizar e refletir sobre a prática, conduzindo a um progressivo aprofundamento.

Exemplo: Realizar formação em recursos multimédia para desenvolver competências facilitadoras do desenvolvimento de materiais pedagógicos em formato e-learning.

Relacionamento Interpessoal

Definição: Relacionar-se com os outros de forma eficaz, comunicando assertivamente, de forma a ganhar a sua confiança e cooperação e diminuindo a possibilidade de conflitos.

Exemplo: Interagir com os colegas de trabalho de forma cordial e educada, mostrar interesse pela sua opinião, respeitando posições contrárias à sua.

Liderança

Definição: Gerir uma equipa, no sentido de alcançar objetivos comuns. Aproveitar os pontos fortes dos outros para alcançar objetivos comuns. Usar competências interpessoais para treinar e desenvolver os outros.

Exemplo: Um coordenador de projeto que delega as diferentes tarefas em função das capacidades dos elementos da sua equipa. Transmite-lhes conhecimento sobre o trabalho a desenvolver e orienta a resolução das situações problemáticas que possam ocorrer.

Gestão de Conflitos


Definição: Tratar reclamações, diminuir as disputas e injustiças entre as pessoas. Negociar e resolver desacordos.

Exemplo: Gerir a reclamação de alguém que comprou um produto que deixou de funcionar durante o período de garantia, negociando soluções para o problema que satisfaçam o cliente e salvaguardem os interesses da empresa.

Criação de Redes de Contactos/Networking

Definição: Cultivar e manter extensas relações (dentro e fora da organização), que fomentam a aprendizagem contínua e estendem as oportunidades entre diferentes organizações e de evolução nas carreiras.

Exemplo: Participar numa conferência numa área de interesse, identificando novos contactos que possam partilhar de interesses comuns.

Desenvolvimento dos Outros

Definição: Reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos dos outros. Formar outros, utilizando metodologias eficazes e facilitadoras da aquisição de novos conhecimentos e competências.

Exemplo: Potenciar o desenvolvimento de outra pessoa, partindo dos seus pontos fortes e orientando para a aquisição de novos conhecimentos e competências relevantes para o exercício da sua profissão.

Trabalho em Equipa

Definição: Contribuir para a execução de tarefas de grupo e para o desenvolvimento de um clima de suporte na equipa. Capacidade de trabalhar com diversas equipas, negociando e gerindo conflitos.

Exemplo: Discutir ideias, comprometer-se com o trabalho a realizar, seguir o plano acordado e apoiar os colegas, se necessário, na superação de alguma dificuldade, para que sejam atingidos os objetivos da equipa.

Multiculturalidade

Definição: Intervir em contextos culturais que impliquem contacto com diferentes culturas, raças e formas de vida.

Exemplo: Trabalhar de modo eficiente com pessoas de diferentes origens ou estilos de vida, respeitando as suas diferenças.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora